Neste sábado (19), mais de sete mil alunos da rede estadual de Alagoas participarão da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que ocorrerá em 130 polos a partir das 14h30. Além deles, mais de 16 mil estudantes das redes pública e privada também farão os testes.
Na fase anterior, em junho, quase 340 mil alunos de 900 escolas participaram, incluindo 153.380 da rede estadual. A secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, enfatizou a importância da OBMEP, que oferece oportunidades aos medalhistas. Nesta fase, os alunos terão três horas para responder a seis questões discursivas, devendo levar documento com foto, lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta, com proibição do uso de celulares e eletrônicos.
O coordenador da OBMEP em Alagoas, Adelailson Peixoto, destacou que a olimpíada é a maior do mundo e proporciona medalhas, bolsas de estudo e acesso a universidades sem vestibular. Estudos do IMPA mostram que escolas participantes têm melhor desempenho no Enem e no SAEB.