O deputado Alfredo Gaspar (União-AL) foi escolhido relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga desvios no INSS. A decisão partiu do novo presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), e representa uma vitória da oposição no Congresso.
Gaspar, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), já foi relator da proposta que suspendeu parte da ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), acusado de tentativa de golpe de Estado. Sua nomeação foi atribuída a articulação do presidente do União Brasil, Antonio de Rueda, e de lideranças oposicionistas, como o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ).
A escolha aconteceu após a derrota do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que havia indicado Omar Aziz (PSD-AM) para comandar a CPMI. Em votação apertada, Carlos Viana foi eleito presidente por 17 votos a 14, em disputa que precisou ser feita por cabines.
Com a relatoria em mãos, Alfredo Gaspar terá a missão de conduzir a elaboração do relatório final do colegiado, que poderá incluir pedidos de indiciamento. O presidente Carlos Viana justificou a escolha afirmando que Gaspar possui “grande experiência curricular” e declarou confiança em seu trabalho.









