8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Trump envia navios de guerra para costa da Venezuela

Os Estados Unidos enviarão três destróieres de mísseis guiados da frota “U.S. Aegis” para a costa da Venezuela nas próximas 36 horas, segundo fontes oficiais. A medida faz parte de uma operação voltada a combater as ameaças representadas pelos cartéis de drogas da América Latina, considerados pelo governo norte-americano como organizações terroristas globais. Os navios destacados para a missão são o USS Gravely, o USS Jason Dunham e o USS Sampson.

De acordo com um funcionário dos EUA ouvido pela agência Reuters, cerca de 4.000 marinheiros e fuzileiros navais estarão envolvidos no esforço da administração Trump. A iniciativa inclui ainda o envio de aviões de reconhecimento P-8, outros navios de guerra e ao menos um submarino de ataque. O objetivo, segundo as autoridades, é reforçar a presença militar no sul do Caribe.

O mesmo funcionário, que falou sob condição de anonimato, afirmou que o processo deve se estender por vários meses. A previsão é de que as forças norte-americanas atuem em águas e espaço aéreo internacionais. Além da vigilância, os recursos militares poderão ser empregados em ações mais diretas, caso haja decisão para isso.

Os navios e aeronaves servirão principalmente para operações de inteligência e monitoramento de atividades ligadas ao narcotráfico. Entretanto, também podem funcionar como plataformas de lançamento de ataques direcionados. Até o momento, o Ministério das Comunicações da Venezuela não respondeu aos pedidos de comentário sobre a movimentação militar dos Estados Unidos na região.