8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

ASA inicia disputa no mata-mata da Série D contra Ferroviário

Foto: Apollo/ASA

O tempo para erros acabou. A partir de agora, o mata-mata do Campeonato Brasileiro da Série D entra em ação e qualquer vacilo pode custar uma eliminação traumática. Para afastar o histórico recente negativo, o ASA entra em campo no primeiro de dois duelos decisivos contra o Ferroviário às 17h deste sábado (2), no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza/CE.

O Alvinegro arapiraquense foi o segundo melhor time dentre todos os 64 participantes da primeira fase e chega como favorito. Porém, encara o Tubarão, que, apesar de ter o pior desempenho dentre os 32 que avançaram, tem dois títulos do torneio.

O retrospecto é curto, equilibrado, mas os alagoanos estão em desvantagem. Em três jogos, são dois empates e uma vitória cearense. No último encontro, ocorrido na fase preliminar da Copa do Nordeste de 2024, empate em 1 a 1 no mesmo local do duelo desta tarde, com classificação alvinegra nos pênaltis.

Ferroviário

O Ferroviário teve um desempenho irregular durante a Série D e apostou no retorno de Marcelo Vilar para retomar o caminho positivo. A classificação e o fato do primeiro jogo ser em casa são considerados elementos fundamentais para abrir vantagem.

O Tubarão não deve ter mudanças para o confronto contra o ASA e a expectativa é o centroavante Ciel. O experiente atacante de 43 anos, com oito gols marcados, é o segundo maior goleador do torneio.

ASA

O ASA teve um desempenho exemplar na Série D, com apenas uma derrota em 14 jogos na primeira fase. Porém, as atuações em mata-mata nos anos anteriores deixam o time com receio e sabe que este é outro grande adversário a enfrentar. Ainda assim, o clube vai buscar um bom resultado para decidir em casa com menos pressão.

O técnico Ranielle Ribeiro segue sem poder contar com o lateral-esquerdo Filipe Ramon, em recuperação de uma fratura na face. Contratado para suprir a ausência de Ramon, Matheus Silva foi apresentado, regularizado e está com o grupo. A notícia positiva é o retorno do volante Fabrício Bigode.

Ficha técnica de Ferroviário x ASA – Série D 2025, primeiro jogo da segunda fase

Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza/CE – 17 horas deste sábado (2)

Ferroviário – João Vitor; Kauê Leonardo, Léo Paraíso, Iago e Ailton Santos; Willyam Maranhão, Ramires e Gharib; Natan, Ciel e Kiuan. Técnico: Marcelo Vilar.

ASA – Matheus Vinícius; Paulinho, Cristian Lucca, Zulu e Charles; Guilherme Borges, Fabrício Bigode e Sammuel; Keliton, Marcelo Toscano e Will Viana. Técnico: Ranielle Ribeiro.

Arbitragem – Diego Fernando Silva de Lima (PE), auxiliado por Humberto Martins Dias Silva (PE) e por Fernando Antônio da Silva Júnior (PE), com Wanderson Marques Martins (CE) como quarto árbitro

Transmissão – Metrópoles (YouTube)