Abril foi finalizado em grande estilo na comunidade Caititu, em Jacaré dos Homens, que recebeu no domingo (30), a certificação como Comunidade Remanescente de Quilombo.
A convite da Associação Comunitária de Pequenos Produtores Remanescentes de Quilombos do Caititu(Acmprapc), o presidente da Instituto de Terras e Reformas Agrárias de Alagoas (ITERAL), Jaime Silva e a advogada da prefeitura, Lavínia Madeiro, participaram do almoço de celebração da conquista. Além dos representantes das comunidades quilombolas do município e vizinhos que estavam presentes.
Esse reconhecimento da decência é um documento garantido pela Fundação Palmares, em parceria com o ITERAL, que assegura direitos e benefícios essenciais para mais de 100 famílias locais.
A autenticação firma que a comunidade Caititu tem seus amparos legais assegurados pelos artigos 215 e 216 da Constituição Federal, referente à defesa e à valorização do patrimônio cultural brasileiro e afro-brasileiro, e à obrigação do poder público em promover e proteger estes patrimônios.
A rede social de Jacaré dos Homens compartilhou a notícia da nova comunidade com seus seguidos e comentou, “Estamos felizes com mais essa conquista”.
Já na publicação da ITERAL, foi reforçado o papel do instituto, assim como a comemoração da vitória, “Ao Iteral coube o papel de auxiliar a Associação, durante todo o trâmite que permitiu a certificação.”, disse. Outro momento de destaque foi a afirmação mais esperada pelos moradores, “Caititu reconhecida como comunidade quilombola ✊🏿🇫🇷”.