Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), divulgaram nesta quinta-feira (10) uma nota conjunta em resposta à tarifa de 50% anunciada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. Eles defenderam o diálogo diplomático, mas reforçaram que o Congresso está mobilizado para proteger a economia do país.
Na nota, os parlamentares destacaram a importância da Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Congresso e sancionada em abril, como instrumento de resposta a medidas consideradas hostis. “Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania”, afirmaram Alcolumbre e Motta.
A nova tarifa de Trump, divulgada nas redes sociais, é considerada a mais alta entre as anunciadas até o momento e atinge setores estratégicos da economia brasileira. O governo federal ainda não recebeu notificação oficial da medida, mas avalia uma possível retaliação com base na nova legislação.
Segundo os presidentes do Senado e da Câmara, o Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos e atuará em sintonia com o Executivo. “Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros”, diz a nota.











