O deputado federal Rafael Brito (MDB) foi um dos 238 parlamentares que votaram a favor do regime de urgência para o Projeto de Lei 2630, conhecido como PL da Censura ou PL das FakeNews. A votação ocorreu nesta terça-feira, 25, após o presidente da Casa, Arthur Lira (Progressistas), realizar uma manobra para dar celeridade a tramitação da matéria.
Além de Rafael Brito, Isnaldo Bulhões (MDB), Paulão (PT) e Luciano Amaral (PT) também votaram a favor da urgência da matéria. Já Alfredo Gaspar (União Brasil), delegado Fábio Costa e Marx Beltrão – ambos do Progressistas – disseram não. Daniel Barbosa (Progressistas) não participou da votação. Ao todo, foram 192 votos contrários.
A proposta tem sido chamada de “PL da Censura” pela oposição ao governo Lula, em especial aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em seu texto, a proposta prevê novas diretrizes para as redes sociais em relação a crianças e adolescentes, veiculação de notícias, divulgação de conteúdo falso e impulsionamento de propaganda eleitoral e de conteúdos políticos.
A expectativa é que Arthur Lira leve o PL das Fake News para votação em Plenário na próxima terça-feira (02).
Fonte: al102.