O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (23) que Israel e Irã concordaram com um cessar-fogo “completo e total” para encerrar o conflito entre as duas nações. O acordo deve entrar em vigor em aproximadamente seis horas, após a conclusão de operações militares em andamento, e terá duração inicial de 12 horas.
O anúncio foi feito por Trump em publicação na rede Truth Social, onde parabenizou ambos os países e declarou que espera que o cessar-fogo se torne permanente. “Esta é uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não destruiu e nunca destruirá”, afirmou o presidente americano.
O conflito se intensificou após um ataque dos Estados Unidos contra instalações nucleares no Irã no sábado (21). Em resposta, o Irã lançou, nesta segunda-feira (23), ataques contra bases militares no Catar. No domingo (22), o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, acusou Israel de cometer um “grande erro” e afirmou que o “inimigo sionista deve ser punido”.










