A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió divulgou, neste domingo (15), uma nota de esclarecimento informando que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Santa Lúcia, Benedito Bentes e Trapiche seguem emitindo atestados médicos e declarações de comparecimento, desde que haja real necessidade, mediante avaliação médica. De acordo com o comunicado, o objetivo é evitar a emissão desses documentos por pessoas que tentem utilizá-los de má-fé, sem necessidade comprovada.
Nas últimas semanas, as três UPAs municipais de Maceió: Trapiche da Barra, Santa Lúcia e Benedito Bentes somaram cerca de 25.000 atendimentos, sendo que aproximadamente 4.200 desses resultaram em pedidos de declaração ou atestado médico. Diante disso, o secretário de Saúde, Claydson Mourinha, determinou a suspensão da emissão de declarações de comparecimento sem necessidade comprovada, para “priorizar quem realmente precisa de atendimento”
Em vídeo publicado recentemente, Mourinha reforçou: “Muita gente que não precisa, que não está doente, lota nossas UPA’s, atrasando e dificultando o atendimento para quem realmente precisa”













