O secretário municipal de Saúde de Maceió, Mourinha, anunciou por meio das redes sociais do órgão, que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) administradas pelo município, localizadas no Tabuleiro, Benedito Bentes e Santa Lúcia, não irão mais emitir declaração de comparecimento.
Segundo o secretário, o objetivo é combater o uso indevido desses espaços por pessoas que não estão doentes e procuram as unidades apenas para justificar ausências no trabalho.
“Muita gente que não precisa, que não está doente, lota nossas UPAs, atrasando e dificultando o atendimento para quem realmente precisa”, afirmou Mourinha.
A partir de agora, só será emitido atestado médico para os casos que realmente tiverem indicação clínica. A Secretaria de Saúde ressalta que os pacientes e acompanhantes que necessitam de atendimento têm seus direitos assegurados e merecem respeito.
A mudança visa direcionar os recursos públicos para quem, de fato, necessita de cuidados médicos.
A UPA do Trapiche da Barra, que é estadual, segue com funcionamento normal.
Já nas unidades administradas por Maceió, a recomendação é a de procurar atendimento apenas em casos reais de urgência ou necessidade médica comprovada.









