14 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Você segura espirros? Saiba que pratica pode causar hemorragia nos olhos, surdez, e em casos mais raros, até um AVC

Para evitar constrangimento ou não chamar atenção, muita gente já tentou segurar um espirro. Mas segundo especialistas essa prática tão comum é considerada arriscada e trazer sérias consequências para a saúde do corpo. Embora possa parecer exagero, o fato de “prender” um espirro tem um potencial de causar problemas graves como hemorragias oculares, sangramento nasal ou, em casos mais raros, perda auditiva ou um acidente vascular cerebral (AVC).

Para espirrar corretamente e com segurança, existem algumas dicas a seguir. A primeira é: o ideal é nunca prender o fluxo de ar. O que os médicos recomendam é manter a boca levemente aberta para dissipar a pressão. Desde a pandemia da covid-19, se reforçou a importância de cobrir a boca e o nariz com o braço dobrado, para evitar espalhar vírus pelo ambiente.

O médico otorrinolaringologista Ivan Ribeiro reforçou ao Correio ao afirmar que “Espirrar é uma reação natural do corpo para expulsar irritantes das vias aéreas como fumaça, pólen, poeira e outras partículas estranhas, ajudando a manter a saúde respiratória”, disse.