Search
Close this search box.
Search

Cresce 15% as denúncias de golpes contra aposentados e pensionistas

PUBLICIDADE


De janeiro a março deste ano, o Procon Maceió recebeu 166 denúncias de pensionistas e aposentados do INSS que foram enganados com empréstimo consignado. Esse número representa um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram registradas 145 reclamações.

Segundo o Procon Maceió, em sua maioria, os empréstimos são concedidos sem o consentimento do segurado. O diretor-executivo da autarquia, Leandro Almeida, explica que os fraudadores obtêm dados dos segurados do INSS e usam essas informações para fazer empréstimos consignados sem a autorização da vítima, com o dinheiro do empréstimo indo direto para a quadrilha.

“Uma dica importante para evitar esse tipo de situação é conferir o extrato de pagamento. Lá é possível ter acesso a tudo que é descontado da conta. Maceió para registrar um sinistro. Outra dica é abrir o aplicativo MEU INSS e cadastrar o bloqueio do benefício do empréstimo em folha de pagamento, impedindo sua realização em sua conta”, explicou o diretor executivo.

O Procon Maceió também ressalta que o INSS não entra em contato com pensionistas e aposentados pedindo dados, senhas ou oferecendo empréstimos e que não é necessário fornecer informações a terceiros por WhatsApp, SMS, e-mail ou telefonemas.

Todos os direitos reservados