O mês de abril é caracterizado pela corrida eleitoral para o Conselho Tutelar, que neste ano terá pleito unificado. Dez municípios de Alagoas já lançaram edital para o processo de escolha dos membros do conselho para o mandato de quatro anos, no período de 10 de janeiro de 2024 a 09 de janeiro de 2028.
As cidades alagoanas que publicaram o edital foram Arapiraca, Ouro Branco, Belo Monte, Delmiro Gouveia, Porto Real do Colégio, Junqueiro, Maragogi, Rui Palmeira, Santana do Mundaú e Marechal Deodoro. Outras cidades já deverão lançar edital nos próximos dias também. As eleições ocorrerão de forma unificada, no dia 1º de outubro deste ano, das 8hs às 17hs.
Os candidatos precisam preencher pré-requisitos e se submeter à prova de conhecimentos específicos de caráter eliminatório. Aptos a concorrer, os candidatos podem promover propaganda eleitoral com santinhos constando apenas número, nome ou codinome e foto, ou através de curriculum vitae. Também é permitida a participação em debates e entrevistas, garantindo-se a igualdade de condições a todos os candidatos.
Além disso, há regras que precisam ser cumpridas, sob pena de punição, como no caso de abuso do poder econômico na propaganda feita por meio dos veículos de comunicação social, doação, oferta, promessa ou entrega ao eleitor de bem, assim como, vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive brindes de pequeno valor, bem como como outras proibições.