O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a subir o tom contra a China. Em publicação feita nesta segunda-feira (7), ele afirmou que, se Pequim não remover o aumento de 34% nas tarifas comerciais até esta terça-feira (8), os EUA irão impor novas tarifas de 50% sobre produtos chineses a partir de 9 de abril.
Segundo Trump, a China adota práticas “abusivas” no comércio internacional, como tarifas historicamente altas, subsídios ilegais a empresas, restrições não monetárias e uma “massiva manipulação cambial de longo prazo”.
“Se a China não retirar esse aumento até amanhã, os Estados Unidos imporão tarifas adicionais de 50% sobre a China, com efeito a partir de 9 de abril”, escreveu Trump.
O presidente americano também anunciou o fim das negociações com Pequim, encerrando qualquer possibilidade de encontro ou diálogo no curto prazo. Ele afirmou ainda que deve iniciar conversas com outros países interessados em firmar acordos com os EUA, mas não mencionou quais seriam esses países.
A nova escalada nas tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo provocou forte volatilidade nas Bolsas globais, com investidores temendo os impactos na economia mundial.