Flávio Dino, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), foi aplaudido no plenário da corte nesta quinta-feira (3) após dizer que o crime organizado no Rio de Janeiro não fica nos morros, mas no asfalto. Segundo o ministro, a declaração foi feita durante o julgamento que estabeleceu novas medidas para operações policias em favelas do RJ. Ele recebeu aplausos de movimentos sociais que acompanharam o julgamento.
“Nessas distorções de percepção quanto ao crime organizado, a ideia é que isso se concentra nas áreas populares do Rio de Janeiro, e não é verdade. O que tem de principal no crime organizado no Rio de Janeiro não está nos bairros populares, não está nos morros nem nas periferias, na verdade, está no asfalto”, afirmou.
Segundo o ministro, o crime organizado “está no asfalto tanto no que se refere ao financiamento do crime organizado e das milícias, quanto no que se refere à lavagem de dinheiro”. Segurança pública não é dar tiros aleatoriamente. Quando tiver que dar tiro, eventualmente, fazê-lo com ciência e método, como a tese preconiza, o uso da força legítima do Estado”, destacou.