Os pagamentos via Pix por aproximação começam nesta sexta-feira, mas usuários de iPhone ficarão de fora, pelo menos por enquanto. O serviço estará disponível apenas para quem utiliza celulares com sistema operacional Android, que têm acesso à carteira digital Google Pay.
Recentemente, a Apple liberou a oferta de outras carteiras digitais além do Apple Pay em sua loja de aplicativos. No entanto, segundo executivos do setor financeiro, a empresa ainda cobra pelo uso da “antena” acoplada aos aparelhos, que permite os pagamentos por aproximação, o que, na prática, inviabiliza a implementação do serviço.
Quinze empresas de maquininhas já firmaram parceria com o Google Pay para aceitar pagamentos por aproximação no comércio físico: Rede; Cielo; Getnet; C6; Pagbank; Stone; Sumup; Fiserv; Safra Pay; Sicredi; Azulzinha; Mercado Pago; PicPay; bemobi e Bin.
Em relação às instituições financeiras, clientes dos seguintes bancos poderão pagar com aproximação com o Google Pay. Itaú; Bradesco; Banco do Brasil; Santander; BTG; Nubank; Digio; Sicredi; C6 Bank; PicPay; Original e Inter.









