O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (25) um acordo para a produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e outras autoridades.
A vacina será produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa WuXi Biologics, dentro do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL) do Ministério da Saúde. A expectativa é que, a partir de 2026, sejam disponibilizadas 60 milhões de doses anuais, podendo ser ampliadas conforme a demanda. O objetivo é atender a população elegível pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) entre 2026 e 2027.
O projeto faz parte de uma estratégia de fortalecimento da indústria nacional para dar autonomia ao Brasil no combate à dengue e reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa conta com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que financia a pesquisa clínica, e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que avalia o pedido de registro da vacina para pessoas de 2 a 59 anos.













