A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou nesta quarta-feira (8) a indicação de Aline Peixoto para a vaga de conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia.
Aline é esposa do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e foi aprovada por 40 votos contra 19 do outro candidato, o ex-deputado estadual Tom Araújo. A votação foi secreta e houve ainda 4 votos nulos. Aline é mais uma das esposas de ministros de Lula a assumirem cargos em Tribunais de Contas dos estados. Os casos começaram a chamar atenção quando Renata Calheiros, esposa do Ministro dos Transportes, Renan Filho, foi aceita como conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas. Eleita em dezembro com 22 votos, Renata ocupou a vaga deixada por Cícero Amélio da Silva. Renata tem salário de R$ 35,462,22 mais gratificações e regalias.
Uma investigação realizada pelo jornal O Globo apontou que 30% dos conselheiros dos tribunais de contas estaduais do Brasil são parentes de políticos. Dos 232 conselheiros em exercício, 32% são investigados ou já foram condenados por crimes como corrupção e peculato