Gilmar Mendes garante que STF está pronto para julgar Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, declarou que a corte está pronta para julgar Jair Bolsonaro se o ex-presidente estiver entre os denunciados na investigação dos atos de 8 de janeiro de 2023. O decano do STF destacou que as investigações feitas pela Polícia Federal (PF) apontaram tramas em série, mas que aguarda o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR).

PUBLICIDADE


“Não tenho dúvidas de que, se for o caso, dentro das balizas do Estado de Direito de proferir um juízo condenatório, o tribunal saberá fazê-lo com toda responsabilidade, como no passado julgou o caso do Mensalão, que também envolvia assessores importantes do então governo do presidente Lula. O tribunal revela uma grande maturidade. O próprio enfrentamento que nós tivemos durante esses anos do governo Bolsonaro, não só aqui, mas no TSE, revela esse amadurecimento, essa capacidade de resiliência”, disse o ministro.

Gilmar Mendes também afirmou que o ocorrido em 8 de janeiro não irá se repetir e não vê risco para a democracia, além de reforçar que o tribunal tem totais condições de fazer um julgamento justo diante do que rege o Direito.

Todos os direitos reservados