O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que adicionará tarifas de 25% sobre aço e alumínio importados pelos Estados Unidos. O governo brasileiro não se surpreendeu com o anúncio feito por Trump, pois já esperava que esse anúncio fosse feito pelo presidente.
Assim, as tarifas adicionais geram preocupações na técnica de fabricar o ferro ou aço. Os produtos semiacabados de aço foram o segundo item mais importante nas exportações dos Estados Unidos no ano anterior, perdendo apenas para o petróleo.
As assessorias do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na área econômica defenderam que o governo brasileiro avalie a medida de Trump com cautela e sem alarmes, buscando uma negociação entre os países. Conforme a área econômica, as tarifas sobre o aço e o alumínio podem até representar um ponto, forçando Brasília e Washington a sentar na mesma mesa em busca de um acordo.
Ainda não houve um diálogo com o Departamento de Estado, nem com o Departamento de Comércio do USTR e do Conselho de Segurança Nacional.