Governo Lula quer novo Auxílio-Gás em vigor a partir de abril

O governo federal quer que o novo programa do Auxílio-Gás já esteja em vigor a partir de abril deste ano. As despesas do benefício serão previstas no Orçamento do Ministério de Minas e Energia, e o preço de referência para o pagamento do subsídio às revendedoras de botijão de gás. A ideia é que o programa seja executado de forma conjunta pelas duas pastas. Assim, o subsídio será definido por ato dos ministérios da Fazenda e de Minas e Energia.

PUBLICIDADE


O Auxílio-Gás será pago neste mês na modalidade atual, obedecendo ao calendário já existente, enquanto o novo programa não sai do papel. A primeira parcela do ano não será afetada mesmo sem a aprovação do Projeto de Lei de Orçamento de 2025, segundo pessoas do governo que participam da elaboração do novo programa.

Na modalidade atual do programa, o valor do Auxílio-Gás é liberado a cada dois meses pela Caixa Econômica Federal com um valor extra na conta digital dos beneficiários do programa. Já na nova modalidade, os beneficiários irão retirar o botijão em revendedores que sejam credenciados. Eles vão precisar se cadastrar para aderir ao programa e se comprometer com repasse do desconto que será correspondido hoje a 50% da média do preço nacional de referência do botijão de treze quilogramas de gás de cozinha.

Além disso, será concedido um desconto para o público do Bolsa Família na hora da compra na revenda credenciada do novo programa. O subsídio será pago aos revendedores do gás de botijão. Mais de 5,5 milhões de famílias recebem o benefício atualmente.

Todos os direitos reservados