Biscoito Maisena lidera lista de alimentos contaminados por agrotóxicos, diz pesquisa

O Instituto de Defesa de Consumidores (IDEC) apresentou os resultados da terceira fase do estudo ‘Tem Veneno Nesse Pacote’ que analisou 24 ultraprocessados e identificou resíduos de agrotóxicos em metade das amostras produzidas no país. Com destaque para os ultraprocessados ao público infantil, foram encontrados resíduos de agrotóxicos em metade das amostras.

PUBLICIDADE


A pesquisa é realizada pelo IDEC, já apresentou duas pesquisas anteriores no mesmo tema, ambas realizadas 2020 e a outra em 2021 que identificou a presença de resíduos de agrotóxicos em produtos alimentícios ultraprocessados comuns rotina dos brasileiros.

Na terceira edição, os 24 ultraprocessados foram separados em oito categorias, incluindo macarrão instantâneo, presunto cozido, bolo de chocolate pronto, sobremesa petit suisse de morango, bebida láctea de chocolate, hambúrguer vegetal e empanado vegetal com sabor de frango, muitos produtos que também foram reprovados no teste.

Ao final do estudo, 12 dos 24 produtos analisados apresentaram resíduos de agrotóxicos. No caso dos biscoitos, os produtos mais contaminados foram o Maizena Marilan e o Maizena Triunfo, ambos contendo 4 tipos diferentes de agrotóxicos. O teste escolhido é um dos mais abrangentes, com capacidade de detectar resíduos de até 563 agrotóxicos diferentes.

Todos os direitos reservados