O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou na “batalha dos bonés”, nesta terça-feira (4). Ele publicou um vídeo usando um boné azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros”. O gesto ocorreu após uma sessão do Congresso marcada pelo uso do acessório por governistas e oposicionistas com o propósito de enviar mensagens políticas e provocar adversários. Durante a sessão, aliados de Lula usaram o mesmo boné.
A oposição, por outro lado, adotou um boné verde e amarelo com as frases: “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”. Além do acessório, parlamentares oposicionistas levaram pacotes de café e picanha no plenário da Câmara, como forma de protesto contra o preço dos alimentos. A ocasião acentuou ainda mais a disputa simbólica entre os grupos políticos dentro do Congresso.
O boné azul usado por Lula foi idealizado pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que disse ter recebido a sugestão de moradores da periferia da Zona Sul de São Paulo. O novo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Sidônio Palmeira, foi responsável pela escolha da frase. Ele assumiu o cargo com a missão de fortalecer a comunicação do governo e ampliar a presença digital de Lula.