Senado e Câmara elegem novos presidentes neste sábado (1º)

Neste sábado (1º), o Congresso Nacional terá as eleições para os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além da definição das composições das mesas diretoras das duas Casas Legislativas.

PUBLICIDADE


A votação no Senado está marcada para começar às 10h, enquanto a da Câmara ocorrerá às 16h. O mandato dos eleitos será válido para o biênio 2025-2026. Além da escolha do presidente, os senadores também elegerão dois vice-presidentes e oito secretários (quatro titulares e quatro suplentes).

No Senado, o processo inicia com uma reunião preparatória, onde os candidatos à presidência formalizam suas candidaturas por escrito na Secretaria-Geral da Mesa. Após isso, o presidente atual, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresenta as candidaturas ao plenário. Em seguida, os candidatos, em ordem alfabética, têm a oportunidade de discursar e expor suas propostas.

Após os pronunciamentos, ocorre a votação secreta, em que os senadores registram seus votos em cédulas contendo os nomes dos candidatos. A apuração é conduzida pelo presidente do Senado e seus auxiliares, que, após confirmar o número de cédulas, contam os votos. O vencedor será o candidato que alcançar a maioria absoluta dos votos.

Todos os direitos reservados