Cantora trans que fez performance polêmica na UFMA aciona justiça contra Nikolas Ferreira

A historiadora da arte e cantora trans Tertuliana Lustosa, protagonista da performance erótica realizada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), entrou com uma ação judicial contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Em comentários sobre o vídeo viralizado do episódio, Nikolas se referiu a cantora pelos pronomes masculinos e disse que a situação seria investigada pelo Ministério Público.

PUBLICIDADE


A performance aconteceu em outubro de 2024, durante uma palestra do seminário “Dissidências de Gênero e Sexualidades”. Nas imagens, Tertuliana mostra os glúteos para a plateia e é aplaudida após finalizar sua apresentação.

Ao compartilhar o vídeo, Nikolas se referiu a historiadora como “um travesti” e afirmou que o momento seria para “desvirtuar o local de sala de aula para poder fazer ativismo político”. “Isso daqui não é luta por cultura, por inclusão, pelo funk, pelo LGBT, por nada. Se for luta por alguma coisa, isso aqui é luta para poder destruir a educação do Brasil, isso sim”, disse o deputado.

Todos os direitos reservados