Na última quarta-feira (22), o Ministério da Saúde divulgou uma nova atualização que irá possibilitar o compartilhamento de localização durante ligações por celulares de sistema Android para os serviços de emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia e Bombeiros.
A novidade é resultado de uma parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Google, e foi nomeada como “Serviço de Localização de Emergência (ELS)”. Os dados serão compartilhados apenas quando forem realizadas ligações de emergência, e não terá armazenamento de dados. A novidade não depende de nenhum aplicativo, sendo necessário apenas que os aparelhos que sejam Android com a versão 5.0.
“O atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) começa a partir do chamado telefônico, quando são passadas as primeiras orientações para os primeiros cuidados da vítima. A nova tecnologia será essencial para aumentar a rapidez e a precisão no tempo de respostas nos resgates, para que mais vidas sejam salvas”, diz o comunicado da pasta.