21 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Eudócia Caldas propõe mudar nome do Ministério da Agricultura para “Ministério do Agronegócio” em primeiro movimento como Senadora

Eudócia Caldas

A recém-empossada senadora Eudócia Caldas (PL-AL) iniciou seu mandato com uma proposta: alterar a nomenclatura do “Ministério da Agricultura e Pecuária” para “Ministério do Agronegócio”. A parlamentar protocolou, nesta quarta-feira (8), uma indicação sugerindo a mudança ao presidente Lula, alegando que a nova denominação reflete melhor a realidade e a abrangência das atividades do setor agropecuário brasileiro.

“Embora, à primeira vista, essa mudança possa parecer meramente semântica, ela representa um aprimoramento conceitual que visa adequar a denominação do órgão à realidade moderna e à abrangência das atividades agropecuárias brasileiras”, justificou Eudócia. Segundo a senadora, o termo “agronegócio” é mais abrangente, englobando toda a cadeia produtiva do setor, desde a produção nas propriedades rurais até os processos de industrialização, logística e comercialização. Ela ainda destacou que países como Estados Unidos e Austrália utilizam terminologias semelhantes em suas estruturas governamentais.

A proposta é vista com bons olhos por representantes do setor agropecuário e marca o primeiro movimento da senadora em seu novo cargo. Eudócia Caldas era suplente do ex-senador Rodrigo Cunha, que atualmente ocupa o cargo de vice-prefeito de Maceió. A iniciativa reforça sua disposição em contribuir para o fortalecimento da imagem do Brasil como uma potência agroexportadora global.