O vereador Francisco Nascimento (União-BA), de Campo Formoso (BA), jogou uma sacola com dinheiro pela janela de sua residência antes de ser preso pela Polícia Federal. Na manhã desta terça-feira (10), ele foi um dos 17 alvos da Operação Overclean, que investiga o desvio de verbas de emendas parlamentares através do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Francisco foi preso junto com outros 14 suspeitos, e os agentes cumpriram 43 mandados de busca e apreensão.
A Operação Overclean é uma ação conjunta da Polícia Federal, Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF) e Receita Federal, com apoio da Agência Americana de Investigações de Segurança Interna (HSI). A investigação, iniciada em 2023 após uma denúncia de lavagem de dinheiro envolvendo uma empresa contratada pelo DNOCS, apura fraudes licitatórias, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
A apuração revelou que a organização criminosa usava empresas de fachada e “laranjas” para fraudar contratos públicos e lavar dinheiro. O esquema envolvia superfaturamento em obras e desvios de recursos, com operadores centrais e regionais cooptando servidores públicos para obter vantagens ilícitas. Durante o período investigado, a organização movimentou aproximadamente R$ 1,4 bilhão.






