O vapor produzido pelos cigarros eletrônico ou vapes provoca efeitos imediatos na saúde vascular e também diminui o nível de oxigênio no corpo mesmo sem a presença da nicotina (princípio ativo do tacabo), segundo um novo estudo realizado por pesquisadores americanos.
Os cientistas investigaram os efeitos do vape sem a nicotina, pois muitos acreditam que com a ausência dela o produto seria menos prejudicial à saúde. Foram analisados 31 fumantes e usuários de vape saudáveis com idades entre 21 e 49 anos. Em três sessões separadas, os participantes do estudo foram submetidos a dois exames de ressonância magnética, um antes e um depois de fumarem.
Os pesquisadores descobriram que após a inalação de cada tipo de vaporização ou fumo, houve uma diminuição significativa na velocidade do fluxo sanguíneo em repouso na artéria femoral superficial. Esta artéria corre ao longo da coxa e fornece sangue oxigenado para toda a parte inferior do corpo.
A diminuição da função vascular foi maior após a inalação de cigarros eletrônicos contendo nicotina, seguido por cigarros eletrônicos sem nicotina. Além disso, foi observada uma diminuição imediata na captação de oxigênio pelos pulmões após o uso do vape, independentemente de conterem ou não nicotina.








