O deputado estadual Cabo Bebeto (PL) lamentou a aprovação, em primeira votação, do Projeto de Lei 1103/2024. A proposta, de iniciativa do executivo estadual, altera a Lei Estadual n.º 6.514, de 23 de setembro de 2004, que define critérios e condições para o avanço na classificação dos oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e ainda propõe alterações na Lei Estadual n.º 8.671, de 7 de maio de 2022, que regulamenta o Sistema de Proteção Social dos Militares.
Em pronunciamento feito na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o parlamentar disse que a mudança proposta altera a legislação da PMAL e do CBMAL e “acaba com a meritocracia e o respeito aos mais antigos, tornando desigual a ascensão a alguns postos”.
Cabo Bebeto afirmou que a mudança desmotiva uma parcela significativa que integra as corporações. “Precisamos entender o papel de cada um no coletivo e no individual”, e, conforme ele, “alguns itens do Projeto são maléficos para os mais antigos, que merecem prestígio e espaço para suas promoções”.