Famoso em Rio Largo pela criação de conteúdos informativos e críticas políticas, o blogueiro Cícero Leonardo Terto foi alvo de uma tentativa de morte comandada pela primeira-dama, Cristina Gonçalves, e pelo prefeito, Gilberto Gonçalves. A descoberta da tentativa se deu no último sábado (19), após o empresário Luiz Francelino da Silva procurar Leonardo para lhe contar sobre o plano da primeira-dama.
Segundo Leonardo, ele seria atraído para o banho de Japi, uma localidade afastada da cidade onde encontraria uma emboscada. A data para o crime seria duas semanas antes do primeiro turno das eleições, dia 06 de outubro. Devido a amizade entre o empresário e Leonardo, o plano não foi concluído. Luiz afirmou também que, mediante o não cumprimento do pedido feito pelo ex-vereador Cicero Inácio, também vem sendo alvo de ameaças. Inácio teria oferecido R$ 20 mil para Luiz levar Leonardo até a emboscada. Em entrevista ao Agora Alagoas, Leonardo contou que não é a primeira vez e nem a primeira pessoa ameaçada pelos Gonçalves.
De acordo com ele, um comerciante de Rio Largo também foi alvo de “conversas suspeitas” com a primeira-dama, que ameaçou colocar fogo em seu estabelecimento se as críticas a gestão do seu marido não parassem. Leonardo relembrou também o histórico de violência de Gilberto, que é acusado de sequestrar, ameaçar e manter em cárcere privado o próprio filho, Geoberto Gonçalves, por discordar do seu casamento e também de ter ligação com a morte do blogueiro Kleber Malaquias, assassinado a tiros em 2020. Luiz afirmou, inclusive, ter sido procurado para levar Kleber para emboscada, mas se recusou a participar.
Somando a estes, Gilberto Gonçalves possui outros registros em sua ficha. Além dos crimes aos quais já foi preso, como formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro e crime contra o sistema financeiro nacional, Gilberto já foi preso em 2010 por ameaçar um ex-funcionário de morte. Em 2022 Gilberto foi preso novamente de forma preventiva, durante as investigações de desvios de verba da prefeitura de Rio Largo.