Search
Close this search box.
Search

Bolsonaro afirma que será candidato em 2026; ex-presidente segue inelegível pelo TSE

Imagem: Isac Nóbrega/PR

Em resposta ao presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro afirmou que será candidato à Presidência em 2026. Recentemente, Valdemar afirmou em um comício em São Paulo que o governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o “número 1 da fila” para apoiar na disputa presidencial daqui a dois anos.

PUBLICIDADE


Apesar da declaração do ex-presidente, o mesmo continua inelegível até 2030 em decorrência de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A inelegibilidade se dá por duas condenações: prática de abuso de poder político e o uso indevido dos meios de comunicação. A primeira ocorrência aconteceu em uma reunião com embaixadores estrangeiros em 2022; já a outra condenação, pelos mesmos motivos, teve o fato registrado em 7 de setembro de 2022, quando Bolsonaro usou um evento de Estado para promover sua candidatura.

“O candidato para 2026 é Jair Messias Bolsonaro. Estou inelegível; por quê? Que abuso de poder econômico é estar no carro de som do pastor Malafaia? Isso é perseguição”, afirmou Bolsonaro, citando mais uma vez que sua condenação se deve a perseguição política. O ex-presidente declarou também que, caso continue inelegível, deixará de “acreditar no Brasil”.

Todos os direitos reservados