Se um jovem completa 18 anos entre o primeiro e o segundo turno das eleições, seu voto se torna obrigatório. No entanto, aqueles que têm 17 anos no dia do primeiro turno, em 6 de outubro, ainda podem optar por votar ou não. Já no caso de completarem 18 anos até 27 de outubro, data do segundo turno, o voto passa a ser obrigatório em municípios que realizam a segunda rodada de votação.
Quem é obrigado a votar e não comparece às urnas precisa pagar uma multa para a Justiça Eleitoral, caso contrário, fica sujeito a penalidades. Entre elas, está a impossibilidade de tomar posse em cargos públicos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 1,8 milhão de jovens entre 16 e 17 anos estão aptos a votar nas eleições de outubro, sendo que, para esse grupo, o voto é facultativo.
O voto é obrigatório para cidadãos alfabetizados entre 18 e 70 anos. Analfabetos, pessoas acima de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos têm a opção de votar ou não. Para participar das eleições, é necessário ter realizado o alistamento eleitoral até o prazo, que foi encerrado no dia 8 de maio.