O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) suspendeu o procedimento de retotalização dos votos para vereador de Anadia, que estava marcado para esta quinta-feira (17) na 48ª Zona Eleitoral. A decisão liminar foi emitida pelo desembargador eleitoral Guilherme Yendo, que atribuiu à 76ª Junta Eleitoral a responsabilidade de avaliar a viabilidade jurídica da retotalização.
O pedido de suspensão foi feito pelas vereadoras eleitas Daniela Maria de Farias Freire Cardoso e Maura do Nascimento Silva, que argumentaram, por meio de mandado de segurança, que houve atuação indevida da 48ª Zona Eleitoral ao determinar a retotalização dos votos.
A retotalização foi motivada por um erro referente ao número de cadeiras de vereadores, que deveria ser nove, em vez de 11, devido à redução da população local. Esse erro, cometido pela Câmara de Vereadores, foi inicialmente denunciado em uma reportagem do TNH1. Caso a retotalização prossiga, as vereadoras eleitas correm o risco de perder suas vagas no legislativo.