Search
Close this search box.
Search

Oito pacientes perdem o globo ocular após cirurgia de catara

Oito pacientes perderam o globo ocular após participarem de um mutirão de cirurgias de catarata promovido pela Prefeitura de Parelhas (RN) no dia 27 de setembro. Dos 20 procedimentos realizados na Maternidade Dr. Graciliano Lordão, 15 pacientes desenvolveram endoftalmite, uma infecção ocular grave causada pela bactéria *Enterobacter cloacae*. Além dos que perderam o olho, quatro pacientes passaram por uma vitrectomia e três ainda estão sem enxergar.

PUBLICIDADE


A Prefeitura de Parelhas informou que notificou formalmente a empresa responsável pelos procedimentos, a Oculare Oftalmologia Avançada, e que um inquérito civil foi instaurado para apurar o ocorrido. A prefeitura reforçou que o credenciamento da empresa seguiu todos os trâmites legais.

O Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) está conduzindo testes para identificar a fonte da contaminação, abrangendo a água, o centro cirúrgico e o processo de esterilização. A investigação foi solicitada pela Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (SUVISA).

Todos os direitos reservados