O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério da Previdência Social e os Correios ampliaram a parceria que possibilita aos segurados solicitar o benefício por incapacidade temporária para o trabalho (anteriormente conhecido como auxílio-doença) em uma agência dos Correios.A documentação digital necessária é enviada por meio do Atestmed, uma ferramenta do INSS que simplifica o upload de laudos médicos e a análise dos casos.
Os Correios e o INSS firmaram o primeiro acordo desse tipo com um projeto-piloto, que teve início este ano em Fortaleza (CE). Com a expansão da parceria, 2,6 mil agências dos Correios em todo o país estarão disponíveis para processar os pedidos desse benefício. A medida, lançada nesta segunda-feira (15), possibilita que o trabalhador não precise marcar uma perícia presencial com um médico federal. O objetivo é facilitar a concessão do auxílio-doença aos segurados do INSS com necessidade de até 180 dias afastados do trabalho. No momento, o prazo médio para a análise dos pedidos de benefício é de 15 dias.
Com o acordo, as unidades dos Correios se juntam às 1,6 mil agências da previdência social, além de outros canais de atendimento, como o aplicativo Meu INSS, telefone 135 e o site. A expectativa é que a iniciativa beneficie principalmente os segurados do INSS que têm dificuldades para solicitar o benefício pelo aplicativo Meu INSS ou que não têm acesso à internet, permitindo que agora sejam atendidos mais próximos de suas casas.