Duas vereadoras eleitas para a Câmara Municipal de Anadia, em Alagoas, podem perder as respectivas vagas no legislativo após um erro cometido pela Câmara de Vereadores do município. O equívoco foi registrado em um ofício respondido pela Câmara à Justiça Eleitoral, sobre o número de cadeiras disponíveis para as eleições municipais de 2024.
No documento, a Câmara de Vereadores de Anadia havia informado que onze cadeiras estariam disponíveis para a disputa eleitoral deste ano, porém esse número era proporcional ao censo realizado em 2010, quando o município tinha uma população de 17.424 habitantes.
Com o último Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, que mostra uma redução na população do município para 13.966 habitantes em Anadia, houve uma diminuição no número de cadeiras na Câmara de Vereadores, que passou a ter 9 vagas.
O presidente da Câmara de Anadia, Júnior do Dira, negou qualquer erro no comunicado à 48ª Zona Eleitoral. “Eu apenas respondi com o número de vagas que existia atualmente na Câmara de Anadia, que tem 11 vereadores. Ou seja, não houve erro nenhum”, disse ele.
A reportagem do TNH1 apurou que as candidatas Dra. Daniele Freire (PP), que teve 649 votos, e Maura do Biaú (PSB), com 499, devem ficar de fora da lista de eleitos. A informação deve ser confirmada pela Justiça Eleitoral após uma nova totalização dos votos.
*Com TNH1