A Nasa, a agência espacial norte-americana, e a SpaceX devem lançar neste sábado (28) a missão que trará de volta à Terra os dois astronautas “presos” no espaço. A missão Crew-9 decolará a cápsula Crew Dragon com apenas dois tripulantes a bordo, em vez de quatro, para acomodar na sua volta Suni Williams e Butch Wilmore.
A dupla foi enviada à Estação Espacial Internacional (ISS) em 5 de junho, em uma missão que teria duração de 8 dias. No entanto, problemas nos propulsores e vazamentos de hélio no primeiro voo tripulado na cápsula Starliner bagunçaram o cronograma. Com isso, Williams e Wilmore ficaram “presos” no espaço.
Agora, a previsão é de que a Crew Dragon seja lançada pelo foguete Falcon 9 da SpaceX do Complexo de Lançamento Espacial-40 da Nasa, em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA) às 18h23 deste sábado, no horário de Brasília.
Porém, a Crew Dragon permanecerá acoplada à Estação Espacial até o seu retorno planejado ao nosso planeta, que é em fevereiro de 2025. Portanto, a expectativa é de que os dois astronautas só voltem mais de 7 meses após a chegada da nova cápsula.