Um medicamento utilizado para tratar o HIV também se mostrou capaz de reduzir o risco de infecção, de forma superior à opção atualmente disponível para profilaxia pré-exposição (PrEP). A descoberta foi divulgada na última quinta-feira (12).
No estudo de Fase 3, 99,9% dos participantes que receberam uma injeção de lenacapavir duas vezes ao ano para prevenção do HIV não contraíram a infecção, conforme os dados da farmacêutica Gilead Sciences.
Houve apenas dois casos entre 2.180 pacientes, reduzindo efetivamente o risco de infecção por HIV em 96% e provando ser 89% mais eficaz do que o Truvada, uma pílula tomada uma vez ao dia.
“A dificuldade que algumas pessoas podem ter ao tomar um comprimido oral todos os dias, incluindo desafios com adesão e estigma, dificultaram a aceitação e a continuidade do padrão de tratamento por muito tempo, diminuindo o impacto da PrEP na prevenção do HIV”, disse Onyema Ogbuagu, investigador principal do ensaio e diretor do Programa de Pesquisa em Antivirais e Vacinas da Universidade de Yale.
*Com CNN