A realidade dos pontos de lixo da capital vem sendo alterada aos poucos pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb). A pasta trabalha com o mapeamento e a transformação desses locais em áreas sustentáveis. Durante a última semana, a Alurb atuou em uma área de descarte irregular localizada na Santa Lúcia.
O espaço, que gerava toneladas de resíduos por semana, causava transtornos para a população. Por conta da sujeira, a comunidade eram afetadas pelo mau-cheiro e a presença de animais peçonhentos como escorpiões, ratos e baratas. As ações foram iniciadas na semana anterior e concluídas nesta sexta-feira (30), contando com o apoio dos jovens aprendizes da Naturalle e da Viambiental, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na parte baixa da cidade.
A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, destacou o trabalho desenvolvido para melhorar a qualidade de vida dos moradores da Santa Lúcia.
“Mais um ponto de lixo foi eliminado e pudemos devolver esse espaço à população. Estamos a cada dia atingindo o nosso objetivo de erradicar o descarte irregular que é feito na capital e melhorar Maceió para todos”, afirmou.
Os moradores da região também comentaram sobre a mudança. Luciane Rodrigues, uma comerciante local, afirmou que o local costumava ser habitado por ratos e insetos devido à grande quantidade de lixo. “Em nada adianta se os moradores não colaborarem também, né. Tem que parar de jogar lixo no lugar e hora errada”, alertou.
Na área pública, onde existiam móveis inservíveis, resíduo domiciliar e restos de poda e construção civil, a Alurb colocou caqueiras com plantas ornamentais e pedriscos de vários tipos, mudando a realidade anterior do local, que também receberam pintura nova.