Search
Close this search box.
Search

Como deputada, ministra de Lula propôs recriar matéria escolar da ditadura

A ministra do Turismo Daniela do Waguinho (União Brasil) propôs em 2021 um projeto para reintroduzir a educação moral e cívica nos currículos escolares. Essa proposta era defendida por Bolsonaro quando concorria pela presidência em 2018.

PUBLICIDADE


Daniela fez a proposta quando estava em seu primeiro mandato como deputada, sendo integrante da Comissão de Educação da Câmara. No último pleito Daniela se reelegeu como deputada, mas tirou licença quando foi indicada para o Ministério do Turismo.

A matéria entrou nos currículos escolares pela primeira vez em 1969 estabelecida pela ditadura militar visando preservar o “espírito religioso”, a “dignidade” e “o amor à liberdade com responsabilidade, sob inspiração de Deus”. Em 1993 quando no governo de Itamar Franco foi quando a matéria deixou de ser obrigatória.

Daniela questionada sobre a proposta disse que “Com a nova disciplina, os estudantes passam a ter a base pedagógica para aprender e entender sobre a importância da unidade familiar na constituição e solidez de uma sociedade saudável, solidária, acolhedora, comprometida com o equilíbrio emocional de seus membros, segura o suficiente para rechaçar os mecanismos da violência coletiva e da degeneração vinculada aos vícios extremos.”

A proposta da então deputada está apensada a de Cabo Daciolo que em 2016 apresentou um projeto semelhante.

Todos os direitos reservados