Ter atendimento de saúde no contraturno do horário de trabalho é uma realidade para os maceioenses. Isso tem sido possível depois que a Prefeitura de Maceió ampliou os serviços no PAM Salgadinho e no Laclim. Além do PAM, os maceioenses também contam com atendimentos nas unidades que fazem parte do Corujão da Saúde.
Com a extensão do horário no PAM Salgadinho, novas especialidades médicas, como infectologia, ortopedia e exames de ultrassonografia, foram acrescentadas, e o número de atendimentos pode chegar a até 450 pessoas por dia.
A ampliação dos serviços iniciou no dia 10 de agosto e já foram realizados 1.200 atendimentos, entre consultas e exames laboratoriais no Laclim.
O PAM Salgadinho está funcionando até às 20h e aos sábados até às 18h. Já o horário de funcionamento do Laclim é até às 19h.
“Com a extensão do Pam, o Laclim também está com o horário ampliado. Com isso, as pessoas terão a possibilidade de fazer exames mais específicos e receber uma conduta médica rápida”, explicou Kelma Félix, diretora do Laclim.
Corujão da Saúde – No total, 22 unidades contam com os atendimentos do Corujão da Saúde com horário estendido até às 21h. Nesses locais, os maceioenses podem fazer exames, receber atendimento médico e vacinação. Desde que foi implantado, em 2022, o programa já realizou 329 mil atendimentos.
A recicladora Maria José Teixeira é usuária da Unidade de Referência de Saúde Hamilton Falcão, no Benedito Bentes. Ela levou sua mãe, dona Maria Teixeira, de 73 anos, até a unidade para fazer um curativo na perna.
Moradora do Benedito Bentes há 36 anos, Maria José relata que se sente grata pela chegada do Corujão da Saúde ao seu bairro.
“Eu trabalho pelo dia, então é mais complicado vir pela manhã ou à tarde. Mas agora, quando chego do trabalho, venho pegar medicação à noite para minha filha que é especial. E trouxe minha mãe para fazer curativo. Essa é a quarta vez que estamos vindo no horário do Corujão, está sendo ótimo. Eu só tenho que agradecer à gestão por trazer o Corujão da Saúde até esta unidade”, afirmou.
Unidades com o Corujão da Saúde:
UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica);
UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes);
UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes);
UBS José Tenório (Serraria);
UBS Durval Cortez (Prado);
UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra);
UBS Antônio de Pádua (Petrópolis);
UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia);
UBS Djalma Loureiro (Clima Bom);
UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes);
USF Jorge David Nasser (Ipioca);
USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce);
UBS Jardim São Francisco (Levada);
UBS Felício Napoleão (Jacintinho);
US Jorge Duarte Quintella Cavalcanti (Graciliano Ramos);
URS Walter de Moura Lima (Santa Amélia);
UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro);
USF João Sampaio (Tabuleiro do Martins);
UBS José de Araújo Silva (Jacintinho);
UBS Hélvio Auto (Trapiche da Barra);
UBS Roland Simon (Vergel);
UBS Ib Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins).
*Secom Maceió