Segundo informações repassadas pelo site oficial do Governo Federal, Agência Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta quinta-feira (22), por telefone, com o recém-empossado primeiro-ministro dos Países Baixos, Dick Schoof e fez um convite ao chefe de estado paro o país aderir à Aliança Global Contra a Fome e Pobreza.
Os Países Baixos são o maior mercado para exportações brasileira na Europa e o quarto maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Argentina.
Dick e Lula também conversaram sobre a crise política da Venezuela, já que os países Baixos, assim como o Brasil participaram da negociação dos Acordos de Barbados, firmados entre governo e oposição do país vizinho no ano passado.
Em outra ligação, o Palácio do Planalto informou que Lula conversou com presidente da Finlândia, Alexander Stubb, eleito em fevereiro deste ano.
Segundo o governo brasileiro, os dois presidentes tiveram uma “conversa aprofundada” sobre as guerras entre Ucrânia e Rússia e de Israel contra a Faixa de Gaza, na Palestina.
Eles também conversaram sobre reforma das instituições de governança global, expressando visões semelhantes quanto à importância de contar com mais representantes da América Latina, da África e da Ásia no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
*Com informações da Agência Brasil