O Afeganistão anunciou a promulgação de uma nova lei para “promover a virtude e prevenir o vício”, alinhada com a sharia, conforme comunicado do Ministério da Justiça do Talibã nesta quinta-feira (22). Esta legislação, contida em um documento de 114 páginas, marca a primeira formalização das leis sobre vício e virtude desde que o Talibã assumiu o poder em 2021.
O novo ministério criado pelo Talibã para regulamentar comportamentos pessoais terá autoridade para impor punições, incluindo advertências e prisões, conforme a aplicação das leis. As disposições contemplam restrições rigorosas, como a obrigação para mulheres de cobrir completamente seus corpos e rostos na presença de homens não familiares.
Além disso, a lei impõe restrições severas ao transporte de mulheres e à veiculação de música em veículos, além de proibir a mistura de homens e mulheres não relacionados em público. Essas regras visam reforçar o controle social de acordo com a interpretação rígida da sharia promovida pelo governo talibã.