O início do ano não tem sido fácil para o governador Paulo Dantas, a crise na saúde, na educação com a falta de vagas e a não prorrogação do contrato de 3 mil professores, com muita dificuldade o governador recebeu representantes dos aprovados no concurso, realizada na última sexta-feira (10/02), no palácio dos Palmares.
Após diversos protestos dos aprovados, alegando que não pode ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, Dantas prometeu anunciar nesta segunda-feira (13/02), e a convocação de todos os aprovados no concurso em Abril.
O secretário da Fazenda, George Santoro, esclarece que Alagoas não fazia concurso há muitos anos, porque tinha passado do limite legal estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Por isso, desde 2015, o governo tomou decisões duras, mas necessárias, para garantir que o índice de pessoal do Estado estivesse em consonância com a LRF.
O secretário especial de Planejamento e Orçamento, Gabriel Albino, explica que foi feito todo o cálculo do impacto do concurso no seu início. Agora, haverá um recálculo disso. Este trabalho envolve os técnicos das secretarias de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e da Fazenda (Sefaz).
“Estamos buscando uma solução dentro do fluxo de caixa e das perdas ocasionadas pelo governo federal para todos os estados do Brasil. A Seplag vai atuar em alinhamento com a Sefaz, para chegar à solução mais viável quanto à convocação dos aprovados”, frisa Gabriel.