Search
Close this search box.
Search

Diretor do DMTT e estudantes da UFAL se reúnem para tratativas sobre o transporte no Campus

Imagem: Reprodução

O diretor-presidente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), André Costa, recebeu nesta quarta-feira (21) uma comitiva de estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o pró-reitor da instituição para tratar do serviço de transporte público no espaço do Campus. Foi a quarta reunião entre as partes, sendo a terceira na sede do DMTT, no Tabuleiro do Martins. No encontro, foram destacadas as medidas tomadas pelo órgão para melhorar o atendimento aos estudantes e demais frequentadores da universidade.

PUBLICIDADE


Uma das medidas apresentadas foi a integração temporal, que desde o dia 05 de agosto atende os estudantes de todas as instituições de ensino da Capital. “Foi uma demanda que vínhamos tratando como prioridade para atender a todos e possibilitar assim que os alunos e alunas pudessem utilizar mais de um veículo em seus deslocamentos casa/instituição e instituição/casa, dentro de uma hora e meia sem precisar utilizar um segundo crédito do Passe Livre estudantil”, destacou André Costa.

Falando especificamente dos estudantes da UFAL, com o início da integração temporal, o aluno que sai da região do Centro e pega o ônibus da linha 052 – Centro/ Eustáquio Gomes pode desembarcar nas proximidades do Hospital Universitário, por exemplo, e pegar uma das linhas que continuam entrando no Campus, sem utilizar mais um crédito estudantil.

Outra ação apresentada foi a evolução no serviço da linha 4000 – Circular UFAL, que começou a operar em 15 de julho, com um veículo e dentro do espaço do Campus. Atualmente, a alimentadora conta com dois veículos atendendo entre 6h30 e 22h30 e tem o itinerário estendido para a área externa da instituição, com acesso aos pontos de ônibus localizados na Av. Lourival de Melo Mota. No total, a linha circular realiza 77 viagens diárias.

Com a integração temporal somada à linha 4000, o atendimento na região é, atualmente, de 406 viagens diárias, segundo dados do Sistema Municipal de Mobilidade Urbana (SMTU) do DMTT. O número supera as 295 viagens previstas para e informadas aos estudantes na última reunião, realizada no dia 02 de agosto. Além das medidas envolvendo os ônibus, também foram destacadas a melhoria na iluminação dos abrigos e pontos de parada externos, realizada em conjunto com a Autarquia Municipal de Iluminação Pública (ILUMINA) e também a presença de equipes do órgão municipal, para melhorar a segurança dos alunos.

Definições

A reunião resultou em algumas deliberações, como o ajuste no horário dos ônibus que passam no horário noturno, para que os estudantes passem o mínimo de tempo possível nas paradas. A medida já vinha sendo atendida pelo órgão e ajustada de acordo com a necessidade. Para otimizar esse tópico, os estudantes realizarão uma pesquisa através de um questionário, que será elaborado com o auxílio do DMTT, para avaliar os principais horários de movimentação deles no Campus. A partir daí, será definido qual o ajuste necessário para o atendimento da demanda.

O DMTT também se comprometeu com a implantação de uma parada de ônibus em frente à Residência Universitária, outra solicitação dos estudantes para melhorar a questão da segurança, principalmente das mulheres. Outro ponto tratado na reunião e que o órgão já tem em andamento é a solicitação à empresa PRODATA o prazo para habilitação no sistema o acesso dos alunos aos créditos no cartão Vamu Escolar no validador dos ônibus. O órgão também enviará ofício à Secretaria Municipal De Segurança Comunitária E Convívio Social (SEMSC) e à Polícia Militar de Alagoas (PMAL), para o suporte da Guarda Municipal e dos militares na segurança do Campus.

Após eleições para escolher um novo Diretório Central de Estudantes (DCE), será agendada uma reunião com os novos representantes para tratar sobre a divulgação dos horários das linhas dentro do Campus. Um grupo também será criado com membros do DCE, da instituição e também do DMTT, para tratar não somente de assuntos ligados ao transporte como outras temáticas e necessidades da comunidade universitária. A equipe do SMTU também avaliará a circulação com excesso de passageiros nas Linhas 046 e 901, que ainda acessam o espaço da UFAL. Outro pleito dos estudantes, este a ser analisado, é o retorno das sete linhas ao espaço da UFAL no período noturno, após às 20 horas. O Departamento realizará ainda uma ação para a confecção de cartões VAMU Escolar para os alunos que moram na Residência Universitária, beneficiando aqueles que ainda não possuem o documento.

Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados