Nesta terça-feira (20/8), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se reunirão com líderes do Congresso e do governo federal para discutir a suspensão das emendas parlamentares, decidida por unanimidade pelos 11 ministros da Corte. O encontro ocorrerá às 12h, na presidência do STF, com a presença de autoridades como o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
No dia anterior, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma reunião com Arthur Lira no Palácio do Planalto para tratar da questão. A decisão do STF gerou tensão entre o Judiciário e o Legislativo, especialmente após a suspensão das “emendas Pix” e outras emendas impositivas, devido à falta de transparência nos repasses.
O STF busca encontrar uma solução consensual para a crise, envolvendo também o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o Advogado-Geral da União, Jorge Messias. Em resposta, Arthur Lira encaminhou propostas de emenda à Constituição para revisar decisões monocráticas do STF e permitir ao Congresso a derrubada de tais decisões.