Search
Close this search box.
Search

Lenilda Luna supera Rafael Brito e ocupa a 2ª posição na corrida eleitoral

Mesmo com apoio de Paulo Dantas e dos Calheiros, Rafael amarga o terceiro lugar e pode ser abandonado por vereadores

PUBLICIDADE


Divulgada nesta quarta-feira (14) pelo portal Exame, a pesquisa do instituto 100% Cidades e Futura Inteligência para a prefeitura de Maceió, mostrou a jornalista Lenilda Lima (UP) na segunda posição, superando o deputado federal Rafael Brito (MDB), apoiado pelo governador Paulo Dantas e pela família Calheiros. O prefeito JHC (PL) lidera com folga e venceria já no primeiro turno.

De acordo com a sondagem, JHC teria 69% dos votos, enquanto Lenilda soma 7,8%. Rafael Brito está na terceira colocação, com 6,1%, com Lobão (Solidariedade) chegando a 2,2%. Quando o instituto realizou a pesquisa, Rony Camelinho (Agir) ainda não estava entre os candidatos majoritários. A grande surpresa desta enquete é a vice-liderança nas mãos de Lenilda, que irá disputar por um partido pequeno, sem tempo de TV e sem apoio de grupos tradicionais. Rafael teve a candidatura lançada há praticamente três meses, contando com a força do Governo do Estado e do grupo liderado pelo Senador Renan Calheiros e pelo ministro Renan Filho. Neste período, Rafael Brito investiu mais de R$ 100 mil em impulsionamentos nas redes sociais, na tentativa de alavancar a candidatura, que até o momento não conseguiu avançar.

Durante a convenção que homologou sua candidatura, Rafael Brito teve os Calheiros no palco, mas Renan preferiu não falar ou ser fotografado ao lado do aliado. Já Renan Filho utilizou a tribuna, passando a maior parte do tempo comparando a própria gestão à frente do Governo de Alagoas com a prefeitura de JHC. Porém, o ex-governador não ficou até o final do evento, saindo junto com o pai para apoiar candidatos no interior.

Rafael Brito ainda deve enfrentar outro problema, pois sua base de candidaturas proporcionais ameaça não “adotar” a defesa da candidatura nas ruas. Com medo de perder votos, os vereadores podem produzir material de campanha sem fotos ou marcas de Rafael Brito, a chamada “campanha solteira”.

Todos os direitos reservados