Search
Close this search box.
Search

Campanhas eleitorais devem ter responsabilidade ambiental

Nesta quarta-feira, 14 de agosto, é celebrado o Dia de Combate à Poluição, e o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), por meio da Assessoria de Planejamento e de Gestão Socioambiental, lembra da importância da consciência ambiental e da responsabilidade dos candidatos e suas equipes durante o período eleitoral, para que promovam campanhas eleitorais limpas, sem poluição visual ou ambiental.

PUBLICIDADE


Às vésperas do início da propaganda eleitoral, que começa na próxima sexta-feira (16), vale lembrar que espalhar material de campanha nas ruas, como panfletos, santinhos e adesivos, além de ser uma infração, polui o meio ambiente. Esses materiais, quando descartados inadequadamente, podem obstruir bueiros, contribuir para enchentes e causar a poluição de rios e mares.

A legislação eleitoral é clara quanto à proibição de sujar as vias públicas. Além disso, campanhas limpas são um sinal de respeito ao eleitor e à comunidade, demonstrando o compromisso dos candidatos com o futuro do município. E, para garantir o cumprimento dessas normas, o Tribunal intensificará a fiscalização durante o período de campanha.

De acordo com a assessora de Planejamento e de Gestão Socioambiental do TRE-AL, Adriana Villas Boas Tenório, é relevante que os candidatos reflitam sobre o impacto de suas campanhas e que adotem práticas sustentáveis, como o uso de materiais recicláveis, a redução de impressos e a preferência por meios digitais de divulgação. “Uma campanha limpa é um passo importante para a construção de um ambiente eleitoral mais consciente e responsável”, afirmou.

Neste Dia de Combate à Poluição, o TRE de Alagoas reafirma seu compromisso com a preservação do meio ambiente e com a promoção de eleições que respeitem não apenas a democracia, mas também o nosso planeta.

Todos os direitos reservados