Search
Close this search box.
Search

JHC lidera com 65,5% e Rafael Brito tem 5,3% em Maceió, aponta pesquisa Futura

JHC

O atual prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, JHC (PL), lidera com folga a corrida eleitoral na capital alagoana, de acordo com pesquisa realizada pela 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência. Divulgada pela revista EXAME nesta terça-feira (13), a pesquisa mostra JHC com 65,5% das intenções de voto, posicionando-o bem à frente do segundo colocado, Rafael Brito (MDB), que conta com apenas 5,3%.

PUBLICIDADE


Com uma vantagem expressiva, JHC aparece como favorito para a reeleição, enquanto Rafael Brito enfrenta uma disputa acirrada pelo segundo lugar com outros pré-candidatos. A pesquisa indica um empate técnico dentro da margem de erro de 4 pontos percentuais entre Brito e Davino Filho (PP), que tem 4,3%, Lenilda Luna (UP), com 3,3%, e Lobão (Solidariedade), que soma 1,2%.

Além das intenções de voto, a pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos. Lobão lidera a rejeição com 60,5%, seguido por Lenilda Luna (20,9%) e Rafael Brito (19,8%). JHC possui a menor rejeição entre os principais candidatos, com apenas 9,8%, o que reforça sua posição como favorito na disputa.

Os entrevistados também destacaram as áreas que consideram prioritárias para o próximo prefeito. A saúde é a principal preocupação, mencionada por 46,3% dos eleitores, seguida pela educação (35,3%) e segurança pública (16%).

A pesquisa revelou o perfil dos eleitores em Maceió, mostrando que 52,3% não têm preferência política definida. Entre os que se identificam, 33,6% são de direita, 7,6% de esquerda e 2,3% de centro. Além disso, 31,0% afirmaram que votariam em um candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 20,9% apoiariam um candidato indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 5 de agosto, com 600 entrevistados. A margem de erro é de 4 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AL-00876/2024.

*Com informações do EXAME.

Todos os direitos reservados